Outros Serviços

A Adaptadamente oferece atendimento psicológico com abordagem Cognitivo Comportamental, individual ou em grupo, para crianças, adolescentes e adultos, para diversas queixas, tais como:

Depressão

A depressão é um dos transtornos mais prevalentes na atualidade, afetando pessoas de todas as idades, desde crianças até a idade mais avançada. Pessoas deprimidas experimentam estados de profunda tristeza e desesperança, independentemente das circunstâncias, atuais ou passadas, de sua vida. Os sintomas mais comumente característicos são: humor deprimido, com pensamentos predominantemente negativos, irritação, alterações no sono, apetite, falta de concentração, perda de prazer em atividades habituais, cansaço, dentre outros.

Transtornos de Ansiedade

Atualmente sabemos que quase 25% da população sofre de ansiedade. Podemos compreender os transtornos ansiosos como  um grande “guarda-chuva”, que inclui: Ansiedade Generalizada (TAG), Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Ansiedade de Separação, Fobias Específicas (medo de altura, lugares fechados, animais, escola, avião,  etc.), Transtorno do Estresse Pós Traumático (TEPT), Fobia Social, Síndrome do Pânico e Agorafobia, entre outros. Todos estes são caracterizados por medo e preocupação excessivos.

Características de alguns dos transtornos citados:

Síndrome do Pânico

Diferente do ataque de pânico, que pode estar presente em qualquer um dos transtornos ansiosos, a Síndrome do Pânico se caracteriza pelo medo de ter medo. O ataque de pânico é um conjunto de sensações físicas e psicológicas, deflagradas a partir da ativação do sistema nervoso simpático, como resposta de fuga diante de perigo eminente, real ou imaginário. É comum o paciente sentir alteração no batimento cardíaco, falta de ar, sudorese, ondas de frio e calor, tontura, naúsea, sensação de desrealização, entre outros sintomas físicos, acompanhados de pensamentos tais como: “vou morrer”, “vou desmaiar”, “estou enlouquecendo”, etc. Na Síndrome do Pânico, com medo de um novo ataque, o paciente começa a limitar sua vida, evitando locais nos quais não se sente seguro, não tem rota de fuga ou já teve um ataque. A Terapia Cognitivo Comportamental se mostra efetiva e rápida neste tratamento.

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

O Transtorno Obsessivo Compulsivo, como o nome diz, prediz a presença de obsessões (pensamentos intrusivos, dos quais o paciente não consegue se libertar) que aumentam a ansiedade e levam o paciente a realizar compulsões (rituais, comportamentos repetitivos, de checagem, ou evitação), a fim de tentar amenizar a angústia. No entanto, as compulsões alimentam as obsessões. O paciente deve aprender a perceber o TOC como algo externo a si (despersonificação) e adquirir habilidades para ter o controle de sua própria vida, compreendendo que um pensamento é só um pensamento.

Transtorno do Humor Bipolar (THB)

Parte dos transtornos do humor, juntamente com a Depressão e a Distimia, caracteriza-se pela oscilação entre o estado deprimido (quando tem crenças negativas a respeito de si e do mundo) e a euforia (quando se percebe no topo do mundo, sente um imenso prazer e tende a ser tão auto-confiante que acaba trazendo prejuízos a si próprio). Na infância é comumente confundido com o TDAH.

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

É na realidade um transtorno das funções executivas. A pessoa apresenta dificuldades na manutenção do foco atencional em atividades monótonas, dificuldade no controle do impulso, memória de curto prazo e de trabalho prejudicadas, impulsividade e distração. No entanto podem ter hiperfoco em assuntos de seu interesse e em geral são criativos.

Síndrome de Asperger (SA)

É um Transtorno Invasivo do Desenvolvimento. Pacientes com este diagnóstico são conhecidos como ingênuos, sinceros de mais e com baixo traquejo social. Outra característica importânte é a presença de ilhas de conhecimento, ou seja tópicos sobre os quais a pessoa tem tanto interesse que se torna um expert. Apresentam dificuldades em habilidades sociais pela pouca teoria da mente. Como parte de seu tratamento, realizamos reconhecimento emocional, dos sinais corporais, das dicas sociais, tomada de perspectiva, flexibilidade cognitiva. É mais eficaz quando trabalhamos em conjunto com a fonoaudiologia, que embasa o paciente nas sutilezas da linguagem.

Trabalho interdisciplinar:

A Adaptadamente trabalha em parceria com renomados profissionais do Rio de Janeiro, nas diversas áreas: nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e Psiquiatras, a fim de atender nossos clientes de forma integral.

Deixe um comentário